segunda-feira, 15 de junho de 2015

Estava olhando-me no espelho e percebi que a parte mais perceptível de meu rosto são os meus olhos. Não são azuis nem verdes, são pretos, normais. Normais entretanto, pois percebi que eles emanam uma tristeza profunda. Então continuei a olhá-los e quanto mais via, mais tão profunda ficava, até que, ao perceber que estava caindo num abismo de tristeza, de meus próprios olhos, na mesma hora abaixei o espelho e pus minhas mãos na testa, estava com a respiração ofegante e suada, questionando-me em pensamento: por que? Respirei fundo e voltei a olhá-los, mais uma vez deparei-me com aquela tristeza tremenda, eu não entendia por que eles eram tão tristes! Resolvi mergulhar dentro de mim para olhar-me novamente, então vi-me no espelho aos 7 anos e lá estava eu com os mesmos olhos tristes... Voltei para o agora e fitei-os quando, de repente, percebi um brilho sair deles, pareciam raios de sol, aqueles raios que vemos na tv, quando estamos assistindo algum filme que o personagem está no campo ou no alto de uma montanha para ver o sol nascer. Foi um fulgor estranho, tão estranho quanto a tristeza que emanava, parei de olhar-me e fiquei pensando: como algumas coisas são tristemente estranhas, e brilhantes também. São meus olhos...

My eyes

- roberta laíne.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Quando o assunto for 
você, 
não me ponha mais um 
eu.

-roberta laíne.

terça-feira, 9 de junho de 2015

O dia mais feliz da minha vida - Super Nintendo.

Não que a plataforma da Nitendo precise saber, mas, o dia mais feliz da minha vida foi o dia em que eu ganhei meu Super Nintendo... Ah! Um super Nintendo! Mas antes do grande dia eu tive muitos dias de janela... Você não sabe o que são dias de janela? Bem, dias de janela são aqueles em que cê fica olhando, às vezes contemplando, noutras esperando, na janela, meu vizinho ligar o Super Nitendo dele, era de uma janela que eu levantava meus pezinhos 32-33 para vê-lo reproduzir na tela aquele sonho que saía num áudio rouco dizendo: "International, superstar soccer deluxe!!!" Deus do céu! O som daquilo era como a porta de um sonho para mim, era tudo tão colorido, e era de um colorido tão forte e de um som tão ecooso... Ecooso, tá aí uma palavra que não existe, mas que, naquele meu mundo de pés 32-33, existia e como existia!
Só era doloroso mesmo duas coisas, a primeira era ver meu vizinho sempre escolher o Brasil como a seleção que comandaria, ora, eu queria escutar aquele narrador de luxo ecoar o nome dos outros jogadores também, eu era pequena, mas não era besta. A segunda coisa dolorosa era quando eu só escutava o narrador e a droga da janela estava fechada, o idiota do meu vizinho estava jogando na área vip, o quarto dele de janelas fechadas. Mas tudo bem, sempre há um amanhã e sempre havia a manhã seguinte, e, bem, é um tanto quanto vergonhoso, mas eu já sabia as horas que ele ligaria aquele portal para o céu.
Aprendi a dirigir com o Super Nintendo, quando viajava vendo-o jogar "Top gear", era meu segundo cartucho favorito, sem ao menos ser me... Ah! Como era gostoso pilotar na pista à noite, e com chuva ainda, era um máximo! Eu sentia aquela chuva pingar em mim, afinal, eu não estava dentro da casa  mesmo, então fingia estar assistindo a corrida na chuva. O chato era que meu vizinho só escolhia o carro vermelho, ora, eu era criança mas não era babaca! Eu queria saber como seria correr no carro preto ou no cinza, mas ele nunca escolhia, acho que o vermelho corria mais, gastava menos gasolina ou tinha mais nitro, não sei, nunca entendemos mesmo nossos vizinhos... Muito menos quando ele trocava o cartucho de "Top gear" por "Street fighter", achava aquilo a maior babaquice, sei lá, eu nunca gostei de pancada, e aquele cartucho só era aquilo e ainda era ruim, ele tinha que perder o pulmão ali assoprando até a fita pegar, quando pegava. De fato era chato, eu saía da janela e ficava esperando a sexta-feira... Cê não sabe o que significava a sexta-feira? Sexta-feira era o dia do cartucho do MÁRIO! SUPER MARIO WORLD! Ah, era um delírio só! Ganhar vidas consegui cogumelo pegar pena conseguir um yoshi voltar para a fase e poder voar! Ufa! Até que enfim parei de falar sem vírgulas, o ar me faltava também em dia de sexta-feira. Uma vez fiquei assistindo na chuva, nesse dia o vizinho estava tão distraído que esquecera de fechar a janela e eu de ir pra casa, ele estava tão perto, ele já ía zerar, faltava tão pouco, era só mais um chefão e o Mário salvaria para sempre aquela linda princesa, e o fantástico mundo de Mário ficaria colorido, todo colorido e diferente... ta aí, diferente, eu gostava dessa palavra, acho que por isso que gostava mais do Luigi, mesmo meu vizinho escolhendo sempre o Mário.
Bem, acho que não preciso mais contar sobre como me senti quando ganhei o meu Super Nitendo, perderia a graça, eu jogava com os pés já 33-34, descansos, sempre na minha hora predileta, qualquer hora e sem janela.

A plataforma da Nintendo não precisa saber, mas, com amor

-  roberta laíne. (aos 11)
De dia, sou sol, sou brilho, sou luz intensa.
De noite, sou lua, sou prata, sou nua.
De dia, sou clarão, sou imensidão que emana um grande fulgor.
De noite, sou serena, mansa e pequena, luz que apaga sem fervor.

De dia, sou raios de sol.
De noite, sou raios com chuva.
De dia clareio.
De noite apago.

De dia e De noite, me estardalhaço!

- roberta laíne.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Nossos filhos.
Eu e você.
Nossa pequena e simplória casa.
Meu pouco salário.
A pequena televisão de tubo que comprarei para assistirmos em tempos de copa o jogo do Brasil.
O resto do meu pouco salário, sorvete de abacaxi.
Luzes acesas no fundo da casa, uma pilha de livros ao qual possivelmente estarei mergulhada.
Luz baixa, nós fazendo amor.
Luz clara, o dia nascendo.
Luz alguma, esqueci de pagar a luz.
Luz de velas.
Um rádio a pilha tocando "A noite" - Tiê.
Algumas brigas, muitas brigas, tantas brigas que terminam em luz baixa, nós fazendo amor.
Luz alta, me olho no turvo espelho e vejo, meu Deus, tenho 30 anos, cresci!

- roberta laíne.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Você deveria ser linda quando criança.


Desde a primeira vez que ti vi não fiquei imaginando como era o seu presente, muito menos como seria seu futuro, eu pensei no passado, fiquei imaginando como você deveria ser quando criança... Olhando uma fotografia, vi que tinha razão, eu estava recoberta de uma linda razão: você era linda quando criança! O teu sorriso cortava uma pureza tão grande que ainda não consigo e nem conseguirei descrever com os verbos da língua portuguesa... Os teus olhos grandes, como a lua cheia, emanavam abraços, aconchegantes abraços de quem acolhe o pecador que, de joelhos pede desculpas, como você era linda quando criança! Penso que, se pudesse voltar no tempo, e tocar em tuas pequeninas mãos, poderia ser curada da depressão do mundo aqui dentro, mas aqui, no presente, estou totalmente desprotegida de tua infância. Que estranho você só se revelar a mim nesse tempo tão descabido, será que vejo coisas? Se vejo, então eu te digo, eu vejo, eu vejo como você era linda, era linda quando criança...

Com ternura
- roberta laíne.

Homes moon.


Não consegui escrever hoje, mas eu precisava explodir, então pintei uma lua gigante que acabara de aterrizar nos restos da terra do ano de 3035. Só Deus sabe por que a lua pousara por aqui...

Aos meus queridos tripulantes.

- roberta laíne.